logo

Diretora do IDAMS recebe da Câmara de Vereadores a Medalha do Mérito Advocatício Doutor Nelson Trad

A advogada Kátia Silene Sarturi recebeu a homenagem pelas mãos do vereador Carlão



A diretora de assuntos institucionais do IDAMS (Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul), Kátia Silene Sarturi, recebeu, na noite desta quarta-feira (14/08), durante sessão solene da Câmara de Vereadores de Campo Grande, a “Medalha do Mérito Advocatício Doutor Nelson Trad”. A medalha foi instituída no município por meio das Resoluções nº 1.113/10, 1.168/13 e 1.198/14 para homenagear advogados e advogadas em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense.

Kátia Silene Sarturi, que é procuradora municipal em Campo Grande e atualmente ocupa o cargo de chefe da Procuradoria de Assuntos Imobiliários, destacou a importância desse reconhecimento concedido pela Câmara de Vereadores da Capital. “Aristóteles alertou que a honra não está em receber homenagens, mas em merecê-las. Assim, agradeço a deferência pela indicação de meu nome dentre tantos advogados de nossa sociedade”, declarou.

Professora universitária há 18 anos, especialista, mestre e doutoranda em Direito, ela faz questão de destacar o amor e a dedicação com os quais executa suas funções na área do Direito. “Seja como procuradora municipal, advogada ou professora universitária, sempre procuro fazer o melhor. Penso que devo a lembrança de meu nome pelo vereador Carlão à benção de amar o que faço. Acredito na Justiça e esse é o espírito”, ressaltou.

Como integrante da CAP (Comissão da Advocacia Pública) junto à OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul), Kátia Sarturi é autora do livro “Poder Executivo: Independência e Harmonia?”. “Gosto de ressaltar a importância do Direito e do advogado na construção da sociedade justa e fraterna”, finalizou.

A sessão solene

A sessão solene de outorga da “Medalha do Mérito Advocatício Doutor Nelson Trad” foi presidida pelo vereador Odilon de Oliveira, proponente da solenidade. “É uma honra presidir essa sessão solene, como operador da lei que sou, e como vereador que estou. Prestar uma homenagem aos advogados que atuam nessa cidade é motivo de muito orgulho: a todos que aqui estão e a quem dá nome a essa medalha. É importante reconhecer a importância da profissão na garantia dos direitos constitucionais de cada cidadão. O advogado é pilar da democracia e ser advogado requer coragem”, discursou.

“O advogado presta serviço público e de interesse social. É indispensável na aplicação da Justiça. Em nossa sociedade, trabalha para assegurar a observância dos direitos fundamentais, zelam pela preservação da ordem jurídica e lutam pela boa aplicação das leis. A advocacia não é uma profissão de covardes. Ela se fortalece com o passar dos anos, lutas, vitórias e derrotas”, discursou André de Assis Rosa, que falou em nome dos homenageados.

O vice-presidente da OAB/MS, Gervásio Alves de Oliveira Júnior, destacou o papel do advogado na aplicação da Justiça. “Ainda há pessoas que reconhecem a importância da advocacia. O exercício da advocacia, tendo as prerrogativas do profissional preservadas, não é um requinte com privilégios, mas, sim, um instrumento de proteção da sociedade para que nossas leis do estado democrático sejam respeitadas”, afirmou.

 

Top