logo

Pelo 2º ano consecutivo, João Paulo Lacerda participa do Fórum de Lisboa

Evento internacional reúne juristas e autoridades para debater Direito, democracia e inovação; IDAMS e ESD reforçam compromisso com a formação jurídica de excelência e o diálogo global


João Paulo Lacerda, Presidente do IDAMS no XIII Fórum de Lisboa.

O advogado João Paulo Lacerda, especialista em Direito Administrativo, presidente do Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul (IDAMS) e CEO da Escola Sul-Mato-Grossense de Direito (ESD), participou pela segunda vez consecutiva do Fórum de Lisboa, um dos mais relevantes encontros internacionais voltados ao debate entre Direito, política, economia e inovação.

A edição de 2025 foi realizada entre os dias 2 e 4 de julho, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, reunindo autoridades brasileiras e europeias, juristas e acadêmicos para discutir o tema “O mundo em transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.

Durante os três dias de evento, foram debatidos temas como a regulamentação da inteligência artificial, os desafios eleitorais no ambiente digital, a digitalização dos serviços públicos, a proteção de dados, os direitos humanos e a governança diante das mudanças climáticas.

“A troca de experiências em um ambiente internacional qualificado nos permite ampliar horizontes e trazer ideias concretas para aplicar em nosso Estado, especialmente em políticas públicas voltadas à inclusão, à inovação institucional e à qualificação dos serviços jurídicos. Dessa forma, conseguimos posicionar Mato Grosso do Sul no centro das grandes discussões jurídicas globais”, afirmou João Paulo Lacerda.

Papel institucional do IDAMS e da ESD

À frente do Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul (IDAMS) e da Escola Sul-Mato-Grossense de Direito (ESD), o advogado João Paulo Lacerda ao lado de juristas e autoridades do Brasil e da Europa, reforçou o compromisso com as instituições na formação jurídica de excelência, e o fortalecimento diálogo internacional.

Já a ESD, que está em fase de implantação, tem como proposta consolidar-se como um polo de formação jurídica contemporânea, voltado à preparação de novas lideranças do Direito, com visão crítica, responsabilidade social e inserção internacional. A escola nasce com o objetivo de investir em parcerias, programas de capacitação e eventos acadêmicos que assegurem uma formação sólida, conectada aos grandes desafios da atualidade e às necessidades concretas da sociedade brasileira.

img img img

Top